Dicas

6 práticas eficazes para aplicar na gestão da sua operação 

Como gestor, você vive diante da necessidade frequente de tomar decisões, prestar contas e lidar com pessoas.  Se, por um lado, a busca por resultados é essencial, por outro, um relacionamento saudável com os colaboradores traz benefícios para a motivação e o engajamento da equipe. 

No artigo de hoje, você vai encontrar dicas valiosas para desenvolver habilidades, otimizar comportamentos e implementar ações e iniciativas que vão contribuir de forma significativa para melhorar a performance da gestão da sua operação de crédito. Confira!

1. Incentivar a cultura de resultados

Manter a sua operação saudável, em um mercado cada vez mais competitivo, depende de uma busca constante por resultados positivos. Portanto, é essencial que você, como gestor, incentive toda a sua equipe a atuar nessa busca. 

Quando cada colaborador tem consciência do próprio papel e tem à disposição os meios técnicos e treinamento adequado para realizar as tarefas, as relações internas tendem a ser mais objetivas. Esse cenário contribui de modo significativo para a melhoria dos resultados que são entregues pelas equipes.

Quando todos os profissionais estão engajados em busca das metas, as chances de a empresa obter os resultados esperados são muito maiores.

2. Dar e receber feedbacks

Como gestor, é sua função não apenas dar ordens, mas, sobretudo, apontar aos colaboradores o melhor caminho para que cada um possa realizar o seu trabalho. Muitas vezes, cabe a você ser um facilitador na conquista de tarefas conjuntas.

Para que o relacionamento interno seja sempre proativo e favorável ao trabalho coletivo, você deve manter uma postura aberta para dar e receber feedbacks construtivos. Atacando os problemas de forma racional, sem expor os colaboradores a constrangimentos, fortalecendo vínculos de confiança e criando a oportunidade de um diálogo sincero com os membros da equipe.

Nesse sentido, o trabalho ganha mais fluidez à medida que são dadas devolutivas que trazem explicações e sugestões de melhorias para os funcionários. Por isso, realizar feedbacks periódicos é uma excelente ferramenta de otimização de desempenho.

Além disso, é importante se manter aberto para receber a opinião da equipe de modo a aperfeiçoar a sua própria atuação como gestor.

3. Estabelecer prioridades para uma gestão eficaz

Se você busca ser um bom gestor, não pode abrir mão da administração do tempo e da definição de prioridades. Nesse contexto, quando falta planejamento, a tendência é que você tenha que apagar incêndios o tempo todo e tenha uma agenda baseada em atividades urgentes, que o impedem de contribuir para a implementação de melhorias.

Por outro lado, quando você elenca prioridades de curto, médio e longo prazo, com status para cada tipo de atividade, pode organizar melhor sua própria agenda e passa a ter uma eficiência muito maior na rotina diária. Essa postura é fundamental para que você seja capaz de executar todas as tarefas de acordo com o tempo estipulado e não se sobrecarregue.

Desse modo, sobra mais tempo para decidir questões estratégicas do negócio em vez de se envolver demais em assuntos operacionais. Ao estabelecer as prioridades, você se envolve apenas nas atividades, que, de fato, precisam de sua intervenção, melhorando a eficiência da sua gestão.

4. Ter foco na lucratividade e na eficiência dos processos de gestão

O bom gestor não pode perder de vista a saúde financeira da empresa. Por isso, é essencial que você esteja atento às finanças da sua operação. Ao mapear fontes de receitas e de despesas, bem como o fluxo de caixa, você passa a ter os dados à mão e, com isso, pode implementar estratégias mais eficientes e aumentar as vendas. 

Além disso, cabe a você avaliar continuamente os processos da empresa, para encontrar eventuais falhas ou gargalos e, dessa forma, otimizar os fluxos internos e externos. Assim, você ganha em produtividade e eficiência, aumentando o nível de competitividade da sua operação.

5. Estabelecer e desenvolver planos de metas

Uma gestão de qualidade requer o estabelecimento de um plano de metas que te permita trabalhar com objetivos definidos, técnicas, estratégias e cronograma para a execução das etapas, visando a atingir os resultados esperados.

Quando você coloca em prática um plano de metas, consegue organizar de forma coerente as atividades que a sua equipe deve realizar em prol das necessidades da empresa. Além disso, tem elementos para cobrar, de forma contínua, a execução do trabalho por parte dos seus colaboradores, utilizando as métricas estabelecidas no planejamento inicial.

6. Fomentar a competitividade como estratégia de gestão

Qualquer empresa está frequentemente envolvida em uma atmosfera de grande competitividade, tanto externamente, na concorrência de mercado, quanto internamente, na competição entre os seus próprios colaboradores, sobretudo quando atuamos com vendas. 

Cabe a você, como gestor, estabelecer critérios claros para si mesmo e para o restante da equipe, no intuito de tornar a competitividade um atributo positivo.

Para isso, você pode utilizar de maneira efetiva os planos de metas , que vão servir para nortear as ações que os colaboradores devem realizar. Como gestor, cabe a você indicar como cada um dos membros de sua equipe deve atuar para alcançar os objetivos que foram traçados, o que inclui gerenciar as situações de competitividade.

É fundamental adotar medidas que tornem a  competitividade saudável, de maneira a não prejudicar o trabalho de toda a equipe. Criando situações que favoreçam a competição saudável entre os colaboradores, como a atribuição de prêmios de bonificação para aqueles que alcançam os melhores resultados, com regras claras que normatizem essa disputa.

Dessa forma você cria um ambiente saudável, que favorece sua atuação enquanto gestor e direciona a sua equipe para alcançar os melhores resultados!

Ao longo deste artigo, falamos sobre práticas eficazes que, quando aplicadas, podem impactar positivamente na gestão do seu negócio. Esperamos que esse conteúdo  te ajude a crescer e prosperar a sua operação de crédito.

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