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Checklist de pré-venda para corbans

A pré-venda é a etapa inicial do processo de vendas. É nesse momento que são identificadas as oportunidades de negócio.

Nesse sentido, o sucesso de uma operação depende de vários fatores, mas um dos principais é aquele que acontece antes da venda começar.

Por isso, no pré-vendas, o objetivo da prospecção é entender se os clientes em potencial têm realmente possibilidades de fechar negócio com a empresa. De tal forma que, funciona como uma peneira; é nela que são filtradas as reais oportunidades de negócios, ficando apenas os prospects que têm mais chances de serem convertidos em clientes.

Qual a importância da pré-venda?

Investir em um processo de pré-vendas é extremamente importante para que você obtenha resultados na outra ponta do processo comercial. Ou seja, quando o pré-vendas é bem executado, a tendência é que as vendas aumentem, gerando maior faturamento e lucratividade para o seu negócio.

Assim, sem um bom pré-vendas, os leads chegam com pouca ou nenhuma qualificação para os vendedores. Afinal, isso dificulta o processo comercial, além de impactar a produtividade dos vendedores com leads que possuem baixa chance de fechamento. É preciso estar preparado!

Pensando nisso, listamos os cuidados e atitudes que você precisa adotar no pré-venda para fechar mais contratos de crédito consignado.

Cuidados que você não pode esquecer:

Mantenha os leads e prospects bem-organizados

Antes de tudo, as informações e os meios de contato dos prospects e leads devem estar sempre organizados. Para isso, você pode usar uma planilha de Excel ou um sistema de CRM, o importante é não abrir mão desse controle.

Estude seu cliente

Investigue o perfil desse potencial cliente e as necessidades que a sua empresa pode solucionar. Esse é o momento-chave para conquistar a confiança do lead. Antes de ligar, não se esqueça de anotar o nome do cliente com quem está falando. Onde mora? Quantos anos tem? Descubra quem ele é e crie identificação.
Conheça os problemas e desejos do lead e se apresente como uma solução ou um possível caminho para alcançar o que ele deseja.

Conheça seu produto

Faça o dever de casa: estude e domine o produto que você oferece! Anote as principais vantagens, saiba os reais benefícios que ele pode trazer para a vida do cliente, entenda o valor que o seu produto tem no mercado, e comprometa-se a levar todas essas informações ao cliente de forma humana e simples para que ele compreenda.

Tenha um script pré-definido

Defina o caminho que a conversa deve seguir. Capriche nos 10 primeiros segundos: eles podem definir toda a venda. Monte um script com início (abertura), meio (pitch) e fim (fechamento) para ter um direcionamento de tudo o que precisa ser dito, mas seja flexível, cada cliente é único e o que ele menos quer é mais um discurso mecânico e padronizado.

Liste as objeções

Conheça e entenda as principais objeções ao seu produto. Quais são as objeções mais frequentes? Inclua no seu script um caminho para contornar cada uma delas.

Aplique técnicas de oratória

Quem fala bem vende mais! Dedique-se a treinar e aperfeiçoar suas habilidades de comunicação! Lembre-se que o sorriso na voz e simpatia cria uma imagem positiva na mente do consumidor, busque quebrar o gelo deixando a conversa mais leve e descontraída, mas sem abrir mão de informar com veracidade todos os pormenores técnicos do produto que está ofertando.

Aprenda a escutar

Ouça com atenção e evite interromper o cliente sem necessidade. O cliente precisa sentir que você se importa com o que ele tem a dizer. Ouvi-lo e entender o que ele está dizendo te dará mais argumentos para derrubar as objeções e fechar a venda.

Faça follow-ups

No pré-vendas, é importante fazer novos contatos, estreitar o relacionamento com o lead e qualificá-lo antes de passá-lo para os vendedores. Manter uma rotina de follow-up, sem exageros, mostra ao cliente que você está sempre disposto a ajudá-lo.

Agora que você entende mais sobre a etapa de pré-vendas, é hora de agir e colher os frutos desse conhecimento. Dedique-se a implementar na sua operação de crédito essa importante fase do processo comercial, assim, você poderá operar com leads mais qualificados e obter um melhor desempenho em vendas.

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